LYCOPODIACEAE

Huperzia mollicoma (Spring) Holub

Como citar:

Julia Caram Sfair; Tainan Messina. 2012. Huperzia mollicoma (LYCOPODIACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

EN

EOO:

96.897,64 Km2

AOO:

28,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Detalhes:

A espécie ocorre nos Estados Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul (Windisch; Ramos, 2012), Pará e Pernambuco (Ramos; Sylvestre, 2010). Porém, não foi encontrado registro botânico para os Estados Espírito Santo, São Paulo, Rio Grande do Sul, Pará e Pernambuco (CNCFlora, 2012)A espécie ocorre em altitude baixa e mediana (Ollgaard, 1992), entre 700 e 1200m (Ollgaard; Windisch, 1987). No Parque Nacional do Itatiaia foi encontrado em altitudes entre 760m e 1500m (Ramos; Sylvestre, 2010)

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Julia Caram Sfair
Revisor: Tainan Messina
Critério: B2ab(iii)
Categoria: EN
Justificativa:

<i>Huperzia mollicoma</i> é encontrada em áreas montanas das regiões Sudeste e Sul do Brasil. Entretanto tem poucas coletas, o que pode refletir sua raridade. Sua AOO é de 28 km². Devido ao fato de as subpopulações estarem distantes entre si, suspeita-se que sejam severamente fragmentadas. Apesar de aparecer em duas unidades de conservação (SNUC), <i>H. mollicoma</i> ocorre em locais que sofrem intensas ameaças, como o turismo desordenado nos Campos de Altitude do Estado do Paraná. Dessa maneira, a espécie é considerada "Em perigo" (EN).

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Atualmente essa espécie está circunscrita em Phlegmariurus mollicomus (Spring) B. Øllg.(Øllgaard, 2012)

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

Ecologia:

Biomas: Mata Atlântica
Fitofisionomia: Floresta ombrófila densa (Salino; Almeida, 2009)
Habitats: 1.9 Subtropical/Tropical Moist Montane
Detalhes: A espécie é epífita, ocorre em local sombreado e com presença de nuvens como os vales de montanhas, próximo do limite da floresta (Ollgaard, 1992).No Parque Nacional do Itatiaia a espécie foi encontrada às margens de trilhas ou no interior da mata (Ramos; Sylvestre, 2010)Em Minas Gerais a espécie ocorre na Serra do Cipó (Salino; Almeida 2008).

Ameaças (6):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.4 Infrastructure development low
Atualmente a floresta ombrófila densa de Santa Catarina está descaracterizada devido a ocupação desordenada (Citadini-Zanette et al., 2009).
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
7.4 Wildfire local very low
O Parque Nacional do Itatiaia apresenta ao longo de sua história episódios de incêndios extensos e duradouros, como o ocorrido em 1963 que atingiu cerca de 10.000 ha, permanecendo ativo por mais de 40 dias. Aximoff; Rodrigues (2011), com base nos incêndios ocorridos em 2001 (600 ha), 2004 (600 ha) e 2007 (800 ha), sugerem padrão de ocorrência trienal para os grandes incêndios mesmo que em áreas não sobrepostas (dados dos limites do incêndio de 2004 não foram encontrados). De maneira a reforçar esta hipótese, em 2010 o PNI teve mais de 1.100 ha de campos de altitude queimados em um único incêndio (Aximoff, 2011).
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.1 Agriculture high
Atualmente a floresta ombrófila densa de Santa Catarina está descaracterizada e fragmentada, devido principalmente a atividades de agricultura (Citadini-Zanette et al., 2009)
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
3.3 Fuel local low
Atualmente a floresta ombrófila densa de Santa Catarina está descaracterizada e fragmentada, devido a extração de carvão mineral (Citadini-Zanette et al., 2009)
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.1.4 Livestock national high
A criação de gado é uma ameaça a biodiversidade no Sul do Brasil. O pastejo excessivo resulta em diminuição na cobertura do solo e em riscos de erosão, além de substituição de espécies forrageiras produtivas por espécies que são menos produtivas e de menor qualidade, ou até mesmo na perda completa das boas espécies forrageiras. Em 1996, 7 milhões ha na Região Sul do Brasil eram utilizados com pastagens cultivadas, principalmente com espécies não-nativas (Overbeck et al., 2009).
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
10.1 Recreation/tourism local very low
A conduta inadequada de pessoas em atividades recreativas vem causando impactos significativos aos campos de altitude do Paraná. Os mais comuns são o estabelecimento descontrolado de áreas de acampamento, abertura de trilhas e atalhos, uso inadequado do fogo e coleta de espécies vegetais para uso ornamental (Mocochinsky; Scheer, 2008).

Ações de conservação (3):

Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
"Vulnerável" (VU) segundo a Lista vermelha da flora de São Paulo (SMA-SP, 2004)
Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
"Vulnerável" (VU) segundo a Lista vermelha da flora de Espírito Santo (Simonelli; Fraga, 2007)
Ação Situação
4.4 Protected areas on going
A espécie ocorre nas seguintes unidades de conservação (SNUC): Parque Nacional do Itatiaia, RJ, e Parque Estadual do Marumbi, PR (CNCFlora, 2011)